2005 – ERICO VERISSIMO – MEMÓRIAS DE UM ESCRITOR

DOCUMENTÁRIO

Roteiro: CRISTINA GOMES
Direção: RAFAEL FIGUEIREDO
Produção: RBS TV

Elenco:
TARCÍSIO FILHO
EVELYN LIGOCKI
HEITOR SCHMIDT
JÚLIO ANDRADE
LEONARDO MACHADO
ROSÂNGELA BATISTELLA

Erico - Foto 01

O ESCRITOR E SUAS MEMÓRIAS
(Zero Hora RS – 16 de agosto de 2005)
Bem à vontade, Tarcísio Filho falava com entusiasmo e admiração durante as gravações do documentário Erico Verissimo: Memórias de um escritor, produzido pela RBS TV. No programa, o ator interpreta o personagem Capitão Rodrigo, de O tempo e o vento.
– Estou fazendo a figura do Capitão Rodrigo vista pelos olhos do Erico. Este recurso de usar os personagens para contar a biografia de um escritor é maravilhosa – disse o ator enquanto participava das gravações na faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Outros cinco atores emprestaram a voz e a imagem às palavras do escritor gaúcho, refletindo o ponto de vista do autor e sua maneira de encarar a vida: Heitor Schmidt (Floriano, de O tempo e o vento), Leonardo Machado (Eugênio, de Olhai os lírios do campo), Júlio Andrade (Malazarte, de Fantoches), Rosângela Batistella (Dona Quitéria, de Incidente em Antares) e Evelyn Ligocki (Ana Terra).
Com direção de Rafael Figueiredo e roteiro de Cristina Gomes, Erico Verissimo: Memórias de um escritor estréia dia 2 de outubro depois do Teledomingo, com patrocínio exclusivo de Nacional Supermercados. Além do documentário, quatro episódios de dramaturgia – Olhai os lírios do campo, Caminhos cruzados, Noite e o Resto é silêncio – também farão parte da comemoração do centenário de nascimento do escritor.

Erico - Foto 02

RETRATOS DE ERICO
(Zero Hora – RS – 02 de outubro de 2005)
RBS TV exibe neste domingo o documentário “Memórias de um escritor”
Quem sobrevive aos escritores? Seus personagens. Esse é o mote do documentário que a RBS TV exibe neste domingo, logo após o Teledomingo, na abertura da série Cinco vezes Erico, com patrocínio exclusivo de Nacional Supermercados. Memórias de um escritor tem roteiro de Cristina Gomes e direção de Rafael Figueiredo, casal realizador dos premiados episódios O lugar das coisas (2002) e Sobre aquele que nada fazia e um dia fez (2003), da série Histórias Curtas.
O programa lança mão de seis personagens-narradores: Malazarte, do romance Fantoches (interpretado por Júlio Andrade), Eugênio, de Olhai os lírios do campo (Leonardo Machado), Dona Quitéria, de Incidente em Antares (Rosângela Batistella), Ana Terra (Evelyn Ligocki), Capitão Rodrigo (Tarcísio Filho) e Floriano (Heitor Schmidt), do épico O tempo e o vento.
Mas eles não estão sozinhos nessa investigação sobre a vida e o processo criativo de Erico Verissimo (1905 – 1975). Memórias de um escritor também entrevista os filhos do romancista – Luis Fernando e Clarissa -, seu neto Pedro, os escritores e professores Armindo Trevisan e Luiz Antonio de Assis Brasil, o ensaísta e professor Flavio Loureiro Chaves e a diretora do Acervo Literário Erico Verissimo, Maria da Glória Bordini. O próprio Erico surge em imagens e depoimentos raros.
É Trevisan quem comenta, por exemplo, o quanto a separação dos pais marcou Erico. Luis Fernando entrega: o pai mentiu que sabia tudo de edição de revista quando foi trabalhar na Revista do Globo. Assis Brasil lembra que, aos momentos de intuição do escritor, seguiam-se enormes pesquisas – Erico chegava a desenhar seus personagens. Flavio Loureiro Chaves coloca Ana Terra ao lado de outras duas mulheres imortais e inconfundíveis das páginas da literatura brasileira, Capitu e Gabriela. Erico aparece enunciando seu norte (o qual, acreditava, deveria se estender a todos os escritores):
– Paz mundial e justiça social.
O documentário termina de modo tocante: encarnando o mesmo Capitão Rodrigo que seu pai, Tarcísio Meira, havia interpretado na minissérie da Globo O tempo e o vento, em 1985, Tarcísio Filho declama o poema em que o mineiro Carlos Drummond de Andrade chora a morte do escritor gaúcho (”Falta alguma coisa no Brasil depois da noite de sexta-feira…”).

Erico - Foto 03

Erico - Foto 04

Erico - Foto 05

Erico - Foto 06

Erico - Foto 07

Erico - Foto 08

Erico - Foto 09

Erico - Foto 10

Erico - Foto 11

Erico - Foto 12

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.